(11) 3816 2200

Antecipar o ROI do produto priorizando a entrega de etapas de maior valor para o cliente a cada ciclo é o aspecto diferencial no uso da metodologia Scrum.

O método Scrum tem sido muito comentado em meio a uma tendência mundial de adoção de metodologias de gestão ágil de projetos de software. Por que utilizar Scrum seria um diferencial na hora de desenvolver um projeto?

Com Scrum, as etapas de maior valor são priorizadas e o negócio pode começar a apresentar retorno do investimento antes do término do projeto. É possível ter uma noção melhor dos riscos que o projeto apresenta e adaptá-lo sem que haja perdas no investimento (tanto em relação ao tempo quanto ao dinheiro).

Fonte: State of Agile Survey 2011, version one. Resultados baseados em pesquisa global feita com 6.042 funcionários da indústria de TI de 1º de julho à 1º de novembro de 2011.

Dividir o projeto em várias etapas torna viável a entrega de partes funcionais de forma mais rápida e frequente. Assim, o feedback também é mais rápido, tanto dos testes quanto do cliente. Essa frequência de entregas e feedbacks faz com que os stakeholders tenham maior envolvimento e afinidade com o projeto.

Ao longo do desenvolvimento as prioridades podem mudar devido a novas exigências do mercado e mudanças estratégicas do negócio. O Scrum permite que o as opções sejam deixadas em aberto até o último momento para que o projeto se alinhe com essas mudanças. Não sendo rígido, o projeto pode sempre evoluir, agregando maior valor ao produto.

Matéria da MetaAnálise fala sobre como a TI contribui para a expansão das franquias
Investimento em pesquisa e desenvolvimento é diferencial competitivo
The following two tabs change content below.
Sócio-fundador e CEO da Opus Software. Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp, mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Atua há mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação.

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos